A oscilação de temperaturas, principalmente na região sudeste do país, tem sido comum nos últimos dias. E é nessa época que aumentam os casos de gripes e resfriados, além de ouras doenças respiratórias. Uma das formas de combater estes problemas é apostar em uma alimentação saudável e balanceada, para reforçar a imunidade.
“Priorizar carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico e ricos em fibras tem se mostrado eficaz para melhorar a ação do sistema imunológico. Então, invista em alimentos integrais como arroz, macarrão, pão integral, farinha de aveia, verduras, legumes e frutas”, salienta a nutricionista Tamiris Selau.
Tamiris afirma que não existe um alimento que funcionará como um “escudo” contra doenças, mas uma alimentação saudável de modo geral vai aumentar a imunidade. “Quando falamos em imunidade devemos pensar que isso depende da complexidade fisiológica do corpo humano. Nosso sistema imunológico depende de diversos órgãos trabalhando como uma orquestra. E se pensarmos de uma maneira mais direcionada em imunidade e nutrição sabemos que um órgão deve ganhar atenção nesse assunto: intestino”, enfatiza Selau, em entrevista ao Sport Life.
Ingestão de gorduras
A ingestão de gorduras podem impactamr tanto para o bem quanto para o mal. “A ingestão de ácidos graxos trans, especialmente de alimentos processados, como batatas fritas, descrita como pró inflamatória. Os ácidos graxos ômega-3, que possuem capacidade anti-inflamatória mais potente, especialmente os encontrados em peixes e frutos do mar, desencadeiam reações anti-inflamatórias”, complementa a nutricionista.
A importância da água
Manter-se hidratado é importante para manter o bom funcionamento do organismo. Segundo a nutricionista, é comum que o consumo de água caia durante períodos mais frios, mas mesmo nessa época é necessário que se tenha sempre uma garrafa à mão. A desidratação costuma ter como sintomas cansaço, dor de cabeça, irritabilidade, boca seca e aumento da fome.
“O aconselhado para nos mantermos hidratados é sempre água! Porém alguns líquidos podem contribuir para nossa ingestão de líquidos ao longo do dia. Mas veja bem, é contribuir e não substituir. Chás de flores, e frutas como: camomila, hortelã, capim cidreira, maçã com canela, frutas cítricas são as melhores escolhas”, aconselha.