Na última manhã de quinta-feira (26), a fotógrafa Ingryd Alves, de 28 anos, veio ao óbito após sofrer um mal súbito. A profissional ficou conhecida recentemente por fazer o ensaio de recém-nascido da filha de Neymar e Bruna Biancardi. A causa da morte foi divulgada em uma nota de pesar emitida pelo estúdio de Ingryd, que ela tinha em São Paulo.
“Por volta das 5 horas da manhã da data de hoje, Ingryd teve um mal súbito e, apesar de todos os esforços médicos durante duas horas incansáveis de angústia e desespero, infelizmente ela não resistiu”, afirmava o comunicado.
Com a notícia ganhando notoriedade na mídia, surgiu a dúvida de muitas pessoas sobre o que ocasionava um mal súbito e até mesmo o que era a condição. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), o mal súbito é responsável por 320 mil mortes todos os anos no Brasil.
O termo abrange situações na qual uma pessoa aparentemente saudável perde a consciência em razão, por exemplo, de uma parada cardíaca e pode morrer em até uma hora após a manifestação dos primeiros sintomas. Além de infarto, o mal súbito pode ser provocado por um quadro grave de desidratação. Eventos neurológicos, como AVC e crises convulsivas severas também podem provocar o mal súbito.
Quais os sintomas de mal súbito?
Essa condição deve ser encarada como uma situação de emergência máxima, já que, após cada minuto, se reduz em 10% as chances de sobrevida da vítima. Em alguns casos, o mal súbito pode não ser precedido de qualquer sintoma, mas na maioria deles a condição é precedida de:
- Tontura, vertigem e confusão mental.
- Mal-estar geral.
- Palpitações.
- Dificuldade de se comunicar.
- Perda parcial ou total da visão.
- Convulsão.
- Rigidez em algum dos membros do corpo.
- Aumento da temperatura.
Lembrando que o tempo entre a aparição desses sintomas e a perda da consciência não costuma ser longo, tendo em vista que o mal súbito recebe esse nome justamente por acontecer subitamente, “de uma hora para outra”.
O que causa?
Apesar de surgir repentinamente, o mal súbito sempre tem uma causa, que está atrelada a alguma desordem no organismo. Na maioria dos casos, a condição será decorrente de problemas no funcionamento do coração, principalmente a arritmia cardíaca, condição em que ocorre uma alteração no ritmo dos batimentos. Além dela, outros problemas ligados ao coração também podem ser a causa do mal súbito, como:
- Infarto do miocárdio.
- Cardiomiopatia hipertrófica (coração grande).
Além do coração, causas neurológicas também podem desencadear o mal súbito, como:
- Crises convulsivas.
- AVC hemorrágico e isquêmico.
Além dessas causas, outras doenças e condições podem culminar em um episódio de mal súbito, como:
- Diabetes não controlada.
- Uso de drogas.
Como evitar?
Evitar o estresse, exercitar-se com frequência, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar, não usar drogas e manter-se hidratado são alguns dos cuidados que proporcionam melhora na qualidade de vida e, consequentemente, podem diminuir as chances de um mal súbito.