Saiba quais são as doenças mais comuns na tireoide

Especialista fala sobre os principais sintomas que podem aparecer quando a tireoide não está funcionando bem

Imagem ilustrativa da tireoide | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 750 milhões de pessoas no mundo sofrem com doenças de tireoide. Em entrevista ao Terra, a endocrinologista Dra. Elaine Dias JK, explicou o papel da tireoide no corpo. “A tireoide é uma pequena glândula localizada na base do pescoço que desempenha um papel crucial em diversas funções do corpo humano, por exemplo, regulação de hormônios”, diz.

A médica explica que as mulheres apresentam de cinco a oito vezes mais probabilidade de terem condições tireoidianas e cansaço, alteração do colesterol, retenção de líquido, unhas quebradiças, desânimo, queda de cabelo, dificuldade para engravidar e taquicardia ou bradicardia são alguns dos sinais que podem indicar problemas na glândula.

DOENÇAS CAUSADAS NA TIREOIDE

Hipotireoidismo: A endocrinologista destaca que a principal causa do hipotireoidismo é uma doença autoimune chamada Tireoidite de Hashimoto. A Tireoidite de Hashimoto faz com que o sistema imunológico ataque as células tireoidianas, o que resulta na diminuição dos hormônios produzidos por essa glândula, principalmente o T$ (tetraiodotironina) e pouco T3 (triiodotironina).

O que pode causar: a pessoa pode relatar cansaço, desânimo, depressão, retenção de líquido, hemorragia durante a menstruação, infertilidade, aborto espontâneo, dificuldade para emagrecer, bradicardia, alteração na memória, queda de cabelo, unhas quebradiças, aumento do colesterol e da glicose, baixa estatura, intolerância ao frio, constipação, entre outros desconfortos.

Hipertireoidismo: O hipertireoidismo pode ter várias causas, porém a mais comum é a Doença de Graves, condição caracterizada pela produção de anticorpos contra os receptores de TSH na tireoide, levando ao estímulo desses receptores e ao aumento dos níveis hormonais de T4 e t3.

O que pode causar: taquicardia, perda de peso, intolerância ao calor, sudorese, tremores de extremidades, irritabilidade, exoftalmopatia, diarreia, amenorreia (ficar sem menstruar) e sudorese estão entre os sinais mais frequentes do hipertireoidismo.

Nódulos na tireoide: os nódulos se formam devido a um crescimento anormal no tecido tireoidiano. Eles podem ser malignos ou benignos. A especialista conta que apenas cerca de 5 a 10% representam um câncer na glândula.

"Normalmente, os nódulos tireoidianos são assintomáticos. Só apresentam sintomas quando crescem muito, tais como engasgo, dificuldade para engolir e incômodo estético", ressalta a especialista.

Câncer de tireoide: o carcinoma papilífero é o mais comum dos cânceres de tireoide. A Dra. Elaine diz que ele possui crescimento lento e raramente causa metástase. Tem um bom prognóstico e, para tratá-lo, além do tratamento cirúrgico, pode ser necessário associar a iodoterapia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES