As doenças do coração são uma grande preocupação tanto para a classe médica quanto para as pessoas comuns. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final de 2022, quase 400 mil pessoas no país terão morrido em razão de doenças do sistema cardiovascular.
Além de predisposição genética e problemas congênitos do músculo cardíaco, pressão alta e colesterol descontrolado estão entre as causas mais comuns de problemas cardiovasculares. O estilo de vida também conta: sedentarismo, tabagismo e estresse excessivo são fatores de risco para as doenças cardíacas.
É mais comum que as doenças do coração apresentem sinais característicos imediatamente antes de um evento crítico, por isso é importante manter a rotina de exames em dia e seguir os tratamentos indicados pelo médico.
O cardiologista Frederico Abreu, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Lúcia, listou os principais sintomas das seis doenças cardiovasculares mais comuns: infarto, insuficiência cardíaca, doença valvar, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia e doença arterial periférica. “Fatores de risco como tabagismo, alcoolismo e falta de exercício físico regular são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Diabetes sem o devido controle e obesido também pioram a saúde do coração”, alerta o especialista.