O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos, sofreu um acidente em sua casa de campo e precisou ser internado na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O humorista, conhecido por seu trabalho no SBT, teve sua costela trincada e estaria com sangramento no cérebro.
A esposa do comediante, a médica Renata Domingues, contou em entrevista que Nóbrega caiu enquanto deixava a piscina de sua casa, bateu a cabeça em uma pedra e ficou com o rosto inchado, no entanto não quis ir ao hospital de imediato. A nutróloga disse então, que o marido passou a sentir tontura no último domingo (12).
Houve a desconfiança de que se tratava de uma crise de labirintite, mas diante da possibilidade de o sintoma ter sido provocado pela queda, Renata, então, decidiu levá-lo ao hospital quase que à força. "Coloquei ele no carro meio que à força e o levei para fazer uma tomografia. Chegando lá, para a surpresa da gente, realmente tinha dois pontos de sangramento, em duas regiões do cérebro. Ele ficou muito assustado, ficou de queixo caído", relatou.
Qual a condição atual de saúde de Carlos Alberto?
De acordo com informações da assessoria do SBT, o apresentador está se recuperando bem e já apresenta uma melhora significativa. Carlos Alberto de Nóbrega ficará internado por um período para observação devido à trinca na costela e ao baque que sofreu na cabeça.
Qual tem sido o apoio a Carlos Alberto após o ocorrido?
Junto ao apresentador neste momento preocupante tem estado sua esposa, a médica Renata Domingues de Nóbrega. Ela fez questão de tranquilizar os fãs de Carlos Alberto ao postar uma frase em seu Instagram: “Tudo sob controle”, referindo-se à situação atual de seu marido na unidade médica.
O que pode ser o sangramento no cérebro?
"O diagnóstico [da hemorragia cerebral] é feito por exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografia com ou sem contraste. Em outros casos o médico pode ainda solicitar punção lombar", explica o Ministério da Saúde sobre o procedimento padrão.
Apesar das generalizações, um tipo de sangramento cerebral pode ter diferentes significados, dependendo da região em que está localizado. Por isso, neurologistas e neurocirurgiões se referem a estes tipos de hemorragia pelo local exato da sua localização. Sem detalhes sobre o caso do humorista, não é ético fazer suposições.
O que pode acontecer em uma hemorragia cerebral?
O cérebro humano depende dos vasos sanguíneos para obter oxigênio e nutrientes. Quando ocorre uma hemorragia na região, o oxigênio simplesmente não chega mais ao cérebro, já que ele se perde em seu caminho. A causa costuma ser um vazamento ou uma ruptura. Além disso, "o acúmulo de sangue de uma hemorragia intracraniana ou hemorragia cerebral também pressiona o cérebro e o priva de oxigênio", explica a clínica Cleveland Clinic.
Por que o problema pode ser fatal?
Independentemente da localização, a maioria dos sangramentos costuma ocorrer de repente. A gravidade do quadro costuma estar relacionada com a localização e a dimensão do sangramento, além da quantidade de tempo que se passa entre o início do sangramento e o atendimento médico. Outros fatores, como saúde e idade, também afetam as complicações.