Sente dor na canela ao correr? Você pode estar com esta síndrome ligada a sobrecarga

Atente-se aos sinais do seu corpo ao dar início a uma atividade física, como a corrida ou musculação

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa de pessoa com dor na canela | Reprodução/Internet

Inserir exercícios físicos na rotina é primordial para a saúde, mas praticá-los de forma correta é ainda mais saudável para o seu corpo. Por isso, é importante que você se atente aos sinais dados pelo corpo, um deles é a dor na canela, fator que pode ser ocasionado pela síndrome do estresse tibial medial, ou canelite.

O ortopedista especialista em medicina do esporte, Dr. Wander Ama, em entrevista ao Terra, explicou sobre esse problema e como tratá-lo. Veja:

O QUE É A CANELITE?

A canelite ocorre devido à inflamação dos tecidos moles ao redor da tíbia (osso da canela). Ela provoca uma dor que se manifesta a cada passo dado. Músculos da perna fracos, desalinhamento biomecânico, uso de calçados inadequados e aumento repentino na intensidade e na duração do exercício estão entre os fatores que podem favorecer a canelite.

"Geralmente, é uma lesão por sobrecarga, comum em corredores, dançarinos e outros atletas que se envolvem em atividades repetitivas ou com impacto nos membros inferiores", ressalta o ortopedista.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CANELITE

- Dor e sensibilidade na canela, especialmente durante a atividade física

- Inchaço na região acometida

- Fraqueza nos pés

- Problemas para se locomover

"A dor pode ser leve no início, mas pode se tornar mais intensa com o tempo e interferir no dia a dia", fala o especialista.

COMO TRATAR A CANELITE?

O tratamento da canelite pode envolver medidas como:

- Repouso

- Compressas de gelo

- Uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides

- Mudanças no treinamento esportivo

- Fisioterapia para fortalecimento muscular

- Alongamento

- Utilização de palmilhas ou calçados adequados

- Em casos mais graves, imobilização temporária

COMO EVITAR A CANELITE?

Para evitar a canelite, um dos cuidados mais importantes é garantir uma recuperação correta entre os treinos. Segundo o especialista, é preciso descansar o suficiente, manter uma nutrição balanceada e se hidratar bem.

Avaliações periódicas com profissionais de saúde são ainda mais necessárias para corredores e atletas." Dessa forma, é possível não apenas melhorar o desempenho, mas também minimizar o risco de lesões, garantindo uma prática esportiva segura e sustentável", explica.

"Vale destacar que um programa de treinamento bem estruturado e o uso de equipamentos adequados são fundamentais para evitar a canelite", finaliza ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES