Sente fome à noite? Saiba o que comer para não engordar

Quando o seu objetivo é emagrecer, além de priorizar a prática regular de atividade física, a alimentação merece atenção especial

A alimentação no período da noite requer alguns cuidados | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando o seu objetivo é emagrecer, além de priorizar a prática regular de atividade física, a alimentação merece atenção especial. Embora, nesse caso, seja necessário cuidar de todas as refeições, é de grande importância atentar também para o que se come no período noturno, quando o corpo desacelera e o metabolismo tende a ficar mais lento.

A nutricionista e personal trainer Aline Becker traz sua contribuição sobre o assunto e diz o que se deve comer à noite para emagrecer. “Na verdade, para emagrecer vai depender muito da comida, do balanço calórico durante todo o dia e não só necessariamente o que a pessoa vai comer à noite. Mas, de forma geral, o ideal à noite é sempre dar preferência para um jantar mais leve, até por conta da digestão e a produção de melatonina. O ideal é comer uma proteína, legumes e sempre algo mais leve”, afirma Aline em entrevista para o Sport Life.

Segundo a profissional, o sono é algo importante para o processo de emagrecimento, e, diante disso, se a pessoa fizer uma refeição “pesada” no período da noite, ela terá interferência na produção de melatonina, o principal hormônio do sono. “À noite é bom evitar alimentos pesados, principalmente carboidratos simples, como pão, bolos, massas e afins. Justamente para não impactar na produção de melatonina”, destaca Becker.

Hidratação

Aline chama a atenção ainda para a importância da hidratação para quem quer emagrecer. E, nesse caso, deve ingerir muita água no período noturno. “Água é sempre fundamental. É uma grande questão da água, que muitas vezes as pessoas acabam comendo a mais, porque pensam que estão com fome, mas na verdade é sede. Muita gente confunde fome com sede. Então, para emagrecer é imprescindível estar bem hidratado”, reforça a nutricionista.

Carboidrato à noite

Muita gente evitar comer carboidrato à noite por achar que esse tipo de alimentação engorda. “Não engorda quando nós escolhemos carboidratos complexos e ajustamos a quantidade. Um ponto muito interessante é sobre o horário que comemos. Por exemplo: depois do jantar o ideal é esperar pelo menos duas horas para ir dormir. Justamente por conta da digestão e não impactar na produção de melatonina”, detalha.

Uma opção de alimentos para o período noturno são as frutas. “É muito interessante falar que vários estudos já mostram que o kiwi melhora a produção de melatonina. Então, comer dois kiwis antes de dormir é uma ótima opção para melhorar a produção de melatonina e, consequentemente, para emagrecer. Mas uma outra opção de fruta também interessante são aquelas com gorduras, como o abacate, que é rico em gorduras, com muita gordura que quando associada com uma proteína melhora e ajuda muito no processo de emagrecimento durante a noite”, encerra a nutricionista e personal trainer Aline Becker.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES