Sexo oral sem preservativo: entenda os riscos e saiba como se proteger - HPV

Contato entre a boca e a genital pode favorecer o surgimento de uma ou até várias ISTs - HPV

Slide 6 de 12
Avalie a matéria:

HPV

Essa infecção sexualmente transmissível ocorre por meio do papilomavírus humano. O HPV provoca verrugas na região genital, oral e anal. O principal meio de contágio ocorre pela via sexual, que pode ser pelo contato oral-genital, genital-genital ou até manual-genital.

No sexo oral, o surgimento dos sintomas também pode aparecer na língua, na garganta, no canto da bochecha e tecido gengival. Mas a contaminação só ocorre, de fato, quando há uma lesão primária e por meio de algum tipo machucado ou fissura. Desta forma, o agente viral consegue se infiltrar no organismo e contaminar o indivíduo.

É importante um tratamento rápido e eficiente, pois a infecção pode evoluir para câncer do colo do útero, além de também ser um agente importante por trás de tumores no ânus, na cabeça e no pescoço. A linha terapêutica consiste na cauterização e eliminação das verrugas existentes.

A maneira mais fácil de proteção acontece por meio das vacinas, disponíveis na rede pública para alguns grupos específicos. "O ideal é que a vacinação seja feita antes de iniciar a relação sexual. Existem vários tipos de HPV, mas a vacina vai proteger os que causam câncer", alerta Montenegro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES