Sinais de alerta da hipertensão: 6 coisas que você precisa saber
- 4. Uma pitada de sal, mas nem tanto
Para o hipertenso, a prevenção e o controle da pressão alta é urgente, uma vez que a doença é o fator de risco principal para infarto e AVC
- 4. Uma pitada de sal, mas nem tanto
A alimentação pode ser a mocinha ou vilã nessa história. O consumo excessivo de sal está relacionado ao aumento no risco de doenças crônicas, como a hipertensão. Os alimentos ultraprocessados, como enlatados, salgadinhos e embutidos, são ricos em sódio, que é o principal componente do sal.
Por outro lado, a alimentação baseada na comida de verdade pode ser uma aliada no tratamento e controle da doença. As preparações feitas em casa garantem a origem dos ingredientes e a dosagem correta dos temperos, incluindo o sal, que deve ser usado em quantidades mínimas.
Indivíduos hipertensos precisam aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixes, aves e oleaginosas. Devem ainda restringir o consumo de carnes vermelhas e processadas e de bebidas açucaradas, além dos já conhecidos alimentos ultraprocessados e do sal.