O sal, muitas vezes, pode ser considerado um vilão nas nossas vidas e inimigo da nossa saúde, trazendo consequências negativas para o bom funcionamento do nosso organismo. Apesar de possuir um nutriente essencial para o nosso corpo, que é o sódio, ele precisa ser consumido em quantidades adequadas para não trazer prejuízos.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para a população adulta seja de até 2.000 mg/dia, o que equivale a até 5 gramas de sal. Esta recomendação inclui todos os alimentos que farão parte da alimentação no dia e não somente aquela quantidade utilizada no preparo ou quando a refeição já está pronta.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o cenário atual no Brasil é preocupante. O consumo diário de sal do brasileiro é mais do que o dobro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), pois segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF -2008-2009), do IBGE, o consumo diário médio de sal chega a 12 gramas.
O sal, no entanto, não pode ser abolido da alimentação, por conter sódio que também traz benefícios à saúde. Segundo a nutricionista Pippa Hill, em entrevista ao jornal The Independent, quando consumido em quantidades adequadas, o sódio ajuda na condução dos impulsos nervosos, na contração e relaxamento muscular, além de auxiliar no equilíbrio de água e sais minerais.
Por outro lado, um consumo insuficiente de sal pode trazer como consequências episódios de câimbras musculares, fadiga, náuseas e tonturas. Já o seu consumo em excesso pode causar problemas graves, como doenças cardiovasculares, segundo lembrou a especialista. Diante disso, é de fundamental importância buscar um equilíbrio no consumo de sal diariamente.
Sinais de sal em excesso
Quando se consome sal em excesso, é possível perceber alguns sinais desse exagero. Dores de cabeça, inchaço nos pés e mãos, pressão arterial muito alta, urinar com muita frequência são alguns deles. Se eles aparecerem, é preciso que você fique atento e reveja a quantidade de sal consumida nas suas refeições.
Algumas medidas podem ajudar a manter a saúde em dia. A conscientização sobre os riscos do consumo elevado e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, como redução do uso de sal na preparação de alimentos e o uso de temperos naturais, são medidas importantes para promover a saúde e prevenir doenças.