Sinal de colesterol alto pode ser perceptível no rosto; saiba reconhecer

Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

O xantelasma não causa nenhum sintoma, porém cresce de forma rápida e progressiva e pode levar um importante impacto estético | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Colesterol alto é um problema de saúde silencioso, ou seja, não causa sintomas na grande maioria dos casos. Em muitos casos, passa despercebido até que o crescimento da placa de ateroma estreita e entope as artérias, dificultando a circulação sanguínea. No entanto, uma característica perceptível pode indicar níveis elevados de colesterol LDL-ruim. 

Conhecido como xantomas, eles são pequenos nódulos ou placas de cor amarelada que se formam sob a pele ou em outras partes do corpo, como tendões, articulações ou órgãos. Geralmente se assemelham visualmente a espinhas. As alterações cutâneas são particularmente comuns nos braços, pernas, nádegas e no rosto, na região das pálpebras.

As lesões são uma resposta inflamatória do organismo ao depósito excessivo de colesterol ou triglicerídeos nos tecidos. Quando o colesterol LDL está elevado no sangue, o excesso de lipídios pode extravasar das artérias para os tecidos circundantes. O colesterol em excesso é processado pelos macrófagos, células do sistema imunológico, que tentam eliminar esse acúmulo anormal. 

Em alguns casos, os macrófagos não conseguem processar completamente esses lipídios e acabam formando depósitos amarelados conhecidos como xantomas. Há uma série de coisas que você pode fazer para prevenir níveis elevados de colesterol. Acima de tudo, o mais importante é adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui o seguinte:

Alimentação saudável

Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans, encontradas em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, alimentos processados e frituras. Opte por gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em peixes, nozes, sementes, abacate e azeite de oliva. Consuma mais fibras, presentes em frutas, legumes, grãos integrais e feijões, pois elas ajudam a reduzir o colesterol LDL (colesterol “ruim”). Evite alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo.

Controle do peso

Manter um peso saudável pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde cardiovascular. Para isso, a prática de atividade física regular é muito importante. O exercício regular, como caminhar, nadar, correr ou praticar atividades aeróbicas, pode aumentar o colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminuir o LDL.

Pare de fumar

O tabagismo pode diminuir o colesterol HDL e aumentar o LDL, além de ser prejudicial à saúde geral.

Consumo moderado de álcool

Se você optar por beber álcool, faça-o com moderação, pois o consumo excessivo pode afetar negativamente os níveis de colesterol.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES