Na última quinta-feira (29), o cantor Zé Vaqueiro usou as redes sociais para atualizar o estado de saúde do filho, Arthur, fruto de seu casamento com Ingra Soares. De acordo com o artista, o pequeno pode receber alta nos próximos dias. Com 7 meses de vida atualmente, o segundo filho do casal nasceu com uma condição rara de saúde, a Trissomia do Cromossomo 13, que o manteve na UTI neonatal desde então.
“Muita gente está perguntando no direct se Arthur continua no hospital. Sim, ele continua. Em breve, se Deus quiser, ele vai receber alta e vai para casa, com fé em Deus”, disse o artista.
Ingra, mulher do cantor, publicou um vídeo da visita ao pequeno e emocionou os seguidores. “Só Deus sabe o quanto me derramei, me humilhei ao pai… Como é bom ser fiel a ti, meu Deus. O senhor abastece as minhas forças todos os dias…. Te amo, meu amor”, escreveu a influenciadora na legenda do post.
O que é a Trissomia do Cromossomo 13?
Conhecida como síndrome de Patau, a doença é caracterizada por uma trissomia do cromossomo 13. Normalmente, existe a presença de apenas 2 cromossomos 13, por isso, o cromossomo extra pode gerar malformações no sistema nervoso. A primeira descrição da doença ocorreu na década de 1960, pelo geneticista humano Klaus Patau. Ela pode ser classificada como um acidente genético, no qual há um cromossomo a mais em um certo organismo — por isso o nome trissomia, que faz referência ao número três.
Essa anomalia também pode ser conhecida como síndrome Bartholin-Patau, pois o médico, matemático e teólogo dinamarquês Thomas Bartholin chegou a descrevê-la em 1956, pelo quadro clínico de algumas crianças que tinham malformações. Normalmente, os seres humanos apresentam 46 cromossomos repartidos em 23 pares de 2 cromossomos. A trissomia acontece quando o indivíduo apresenta 3 cromossomos no grupo 13. Ela é originada logo no óvulo da mãe por não haver uma disjunção desses cromossomos.
A incidência da doença é mais comum em crianças do sexo feminino, na proporção de 1 a cada 7.000 nascimentos. Essa síndrome é uma das principais causas de aborto espontâneo – estima-se que apenas 2,5% dos fetos com a síndrome de Patau conseguem passar dos nove meses de gestação.
Sintomas
As principais características físicas e fisiológicas da Síndrome de Patau são:
- Malformações graves do sistema nervoso central, como arrinencefalia (malformação do cérebro);
- Baixo peso ao nascimento;
- Defeitos na formação dos olhos ou ausência dos mesmos;
- Problemas auditivos;
- Anormalidades no controle da respiração;
- Fenda palatina e/ou lábio leporino;
- Rins policísticos;
- Malformação das mãos;
- Defeitos cardíacos congênitos;
- Defeitos urogenitais;
- Polidactilia.