Se você é uma daquelas pessoas que acorda várias vezes para urinar durante a noite, esse pode ser um sinal de alerta. Essa condição, conhecida como nictúria, pode ser um sintoma de câncer de próstata. Esse câncer é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
O centro médico acadêmico sem fins lucrativos, Cleveland Clinic, esclarece que a nictúria é um sintoma comum na fase avançada do câncer de próstata. O motivo de isso acontecer é por que o tumor pressionar a uretra, o que dificultada a micção e como consequência obriga a pessoa a ter que urinar de forma mais frequente.
De acordo com estudos, esse sintoma foi identificado em 25% dos casos de câncer de próstata. Além disso, é possível que a nictúria aconteça como efeito colateral do tratamento de radiação para o câncer. Além dessa condição, existem outros sintomas do câncer de próstata, como a sensação de que a bexiga não fica completamente vazia, esforço e dor ao urinar, sangue na urina e ejaculação dolorosa.
Câncer da terceira idade
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
A maioria desses tumores cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. No entanto, em alguns casos, os tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Diante disso, é necessário que se busque atendimento médico para um diagnóstico preciso, assim que se perceba sinais desse tipo de câncer. E para que se inicie o tratamento correto. Vale lembrar que, assim como qualquer tipo de câncer, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de um tratamento com resultado positivo para o paciente, assim como as chances de cura.