Sinusite: o que é, causas, sintomas, riscos e como tratar - Como é feito o tratamento

Vírus e bactérias podem infeccionar os seios nasais, mas às vezes o problema é crônico ou desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro - Como é feito o tratamento

Slide 5 de 6

Como é feito o tratamento

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

Em formas mais graves, o médico prescreve remédios da classe dos corticoides, orais ou nasais, por, no máximo, cinco dias. “Ressaltando que esse tipo de medicação não pode ser utilizada por quem tem problemas cardíacos, nem por crianças pequenas”, explica o otorrinolaringologista.

Por fim, casos recorrentes e graves podem passar por cirurgia. São dois tipos. Na cirurgia funcional dos seios paranasais, é feita uma limpeza e ampliação de todos os canais para facilitar a respiração.

Já a turbinectomia é um procedimento feito para reduzir o volume dos cornetos nasais, estruturas que ficam dentro do nariz e que, quando muito grandes, dificultam a entrada de ar e facilitam o acúmulo de muco na região.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES