Transpiração e perda de calorias são coisas diferentes. Ainda assim, é comum nos questionarmos se é verdade que suar auxilia na perda de peso ou se usar roupa pesada no treino para suar ajuda a emagrecer. Especialistas tiram essas dúvidas.
TRANSPIRAÇÃO X PERDA DE CALORIAS
Existe uma diferença importante entre transpirar e queimar calorias. O suor é uma resposta do organismo para regular a temperatura do corpo e, portanto, não provoca, por si só, queima de calorias significativa capaz de resultar em perda de peso.
Ou seja, se a intenção é perder peso, não adianta nem mesmo ir para a academia malhar com roupas pesadas para aumentar o suor.
“Quando fazemos atividade física, o corpo aumenta a temperatura. E o suor nada mais é do que o mecanismo fisiológico para manter a temperatura corporal”, explica a médica endocrinologista Livia Lugarinho ao Eu Atleta.
DE ONDE VEM ESSE SUOR
Durantes o exercício físico, calorias são queimadas. Com isso, a intensidade, a duração e o tipo de exercício determinam a quantidade de calorias consumidas. Mas o suor observado durante uma atividade física, resultado da tentativa do organismo de resfriar a temperatura em alta, corresponde a água e sais mineiras, e não a gordura.
Portanto, fazer exercícios com roupas pesadas não gera resultado efetivo na perda de peso e inclusive não é recomendado por médicos, por poder colaborar para desidratação do corpo. Uma exceção é o treino em dias muito frios, já que é necessário proteger o corpo da temperatura baixa.
“Essa ideia mais antiga de utilizar roupas pesadas não tem embasamento científico e é até perigoso, por causa das complicações geradas pela desidratação”, complementa a médica.
IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO
Saber quando repor líquidos é muito importante para manter a hidratação durante a atividade física.
“Uma dica é se pesar antes e depois do exercício para determinar a quantidade de líquido perdido. Cada 0,5 kg de peso perdido corresponde a aproximadamente 500ml de água perdida. Por exemplo, se perdeu 1kg durante o exercício, deve beber 1 litro de água para reidratar-se”, sugere a nutróloga Gisele Figueiredo.