Sabemos que a boca funciona muito mais do que um meio de comunicação ou uma entrada para alimentos e bebidas. Ela também é uma forma de identificar algumas doenças internas. E é essencial que possamos saber dar atenção a ela.
ÚLCERAS BUCAIS
Por exemplo, as incômodas úlceras bucais. Elas são muito comuns e geralmente encontradas no revestimento interno, na língua ou na gengiva - e são irritantes. O tipo mais comum são as úlceras aftosas, feridas inchadas redondas ou ovais, que normalmente começam amarelas e depois ficam cinzas. Elas geralmente têm uma borda ou “halo” vermelho ao redor.
Causas virais
Há, também, a febre aftosa, uma doença viral observada principalmente em crianças. Ela causa erupção de feridas e bolhas que afetam as mãos, os pés e dentro e ao redor da boca.
Até mesmo o vírus do sarampo pode desencadear uma erupção cutânea no interior da boca, conhecida como manchas de Koplik. As manchas de Koplik são associadas apenas ao sarampo. São brancas e parecem grãos de açúcar ou sal no revestimento interno das bochechas. Geralmente, aparecem antes do surgimento da erupção cutânea, que começa na cabeça antes de se espalhar pelo corpo.
DOENÇAS CRÔNICAS
As feridas na boca também podem ocorrer por doenças que afetam vários órgãos. A doença de Crohn e a doença celíaca estão ligadas a úlceras recorrentes, e o paciente pode notar sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal e alteração dos hábitos intestinais.
A doença de Behçet pode estar associada a dor e inchaço nas articulações e feridas que aparecem não apenas na boca, mas também nos órgãos genitais. As úlceras também podem indicar um sistema imunológico debilitado.
Portanto, se estiver percebendo que continua a ter úlceras na boca, feridas em outros locais ou outros sintomas associados, marque uma consulta com um médico.