Urina com espuma? Saiba o que a cor do xixi significa para a saúde

Alterações na cor ou presença de espuma na urina, por exemplo, podem sugerir problemas específicos, como a perda de nutrientes

Cor da urina fala sobre a saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você sabia que a urina tem um papel importante na nossa saúde, podendo indicar o nível de hidratação, entre muitas outras condições físicas? Alterações na cor ou presença de espuma na urina, por exemplo, podem sugerir problemas específicos, como a perda de nutrientes. 

“A urina é uma das principais formas de eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso no nosso corpo. Algumas dessas substâncias têm a capacidade de pigmentar a urina, deixando-a com uma coloração diferente de amarelo claro/translúcido, que é o aspecto normal. Por isso, a alteração da cor na urina sugere a existência de alguma situação anormal — alerta o nefrologista José Moura Neto, ao Eu Atleta.

NÃO SE CONFUNDA

Nem toda alteração é sinônimo de doença. O uso de alguns medicamentos ou vitaminas e até a ingestão de alguns alimentos, por exemplo, podem alterar a coloração e até o cheiro da urina sem isso significar problema de saúde.

ESPUMA NO XIXI

O especialista explica que em casos de espuma no xixi, trata-se de sinal inespecífico e que pode significar a presença de proteína na urina, que é indicativo de problema renal. Outras condições também podem causar urina espumosa.

“Espuma na urina pode não ter grande significado e, geralmente, a espuma se desfaz rapidamente. Quando existe uma quantidade maior de espuma que permanece por maior tempo, pode significar excesso de proteínas na urina, que, se acompanhado de sintomas, pode ser sinal de cálculo urinário ou infecção urinária”, diz.

O QUE A COR DA URINA PODE INDICAR?

- Urina transparente: normal ou excesso de hidratação;

- Urina de cor amarelo clara: normal;

- Urina de cor amarelo escura: urina concentrada, podendo estar associada ao uso de algum - medicamento ou, mais comumente, baixa ingestão de líquidos/desidratação;

- Urina de cor amarelo âmbar ou mel: desidratação;

- Urina alaranjada: consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora ou manga) ou doenças do fígado ou na vesícula biliar;

- Urina rosada ou vermelha: pode significar presença de sangue na urina;

- Urina de cor castanha ou amarronzada: pode significar sangue na urina ou lesões biliares e/ou hepáticas;

- Urina esverdeada ou azulada: uso de alguns medicamentos (amitriptilina, indometacina ou propofol), consumo de grande quantidade de alimentos que contenha pigmentação verde ou infecção por uma bactéria específica (Pseudomonas aeruginosa);

- Urina preta: pode ocorrer em situações como Doença de Haff ou lesões hepáticas;

- Urina com espuma e efervescência: presença de proteína na urina. Lembrar que o contato com produtos de limpeza no vaso sanitário pode causar espuma na urina.

CUIDADOS

Em relação a quantos dias de observação são necessários para saber se é preciso ou não buscar orientação médica, o médico explica que, caso seja uma alteração significativa da cor da urina, como a presença de sangue, isso deve ser investigado quanto antes, mesmo que tenha ocorrido uma vez só.

“A gravidade e a urgência de cada situação dependem da causa e, portanto, o ideal é que seja investigado com a maior brevidade possível”, recomenda o nefrologista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES