Sabe aquele momento de muito sofrimento e muita dor para a maioria das mulheres? Pois é, estamos falando da TPM. A forte alteração hormonal leva ao inchaço, a uma vontade maior de comer doces e produtos gordurosos, dor nas mamas, fadiga, além de outros problemas que variam de pessoa para pessoa. Contudo, existem alguns tipos de alimentos que podem ajudar a aliviar esses sintomas.
A nutrição é um tratamento natural para amenizar a TPM, pois alguns alimentos contêm propriedades funcionais.
1. Chás diuréticos: chás como cavalinha ou hibisco podem auxiliar a aliviar aquela retenção de líquidos neste período da TPM. O ideal seria o consumo de até 2 xícaras ao dia, mas é sempre importante procurar um profissional para adequar para você as quantidades. E não vale tomar por muito tempo. Deve-se consumir todos os chás por um determinado período e também devem ser feitos da planta, e não em pó.
2. Salmão, chia e atum: eles contêm ômega 3, que pode ajudar a reduzir os processos inflamatórios na TPM e até ajudar na variação de humor. Dependendo do caso pode até ser indicado uma suplementação destes óleos, pois assim se garante um aporte melhor do nutriente.
3. Verduras e legumes em geral: os alimentos ricos em fibras ajudam muito a manter a glicemia e a dar saciedade, especialmente na hora da vontade de doces, que aumenta na TPM. Não deixe de comer seu ½ prato de verduras e legumes no almoço e jantar e inclui-los nos seus ovos no café da manhã.
4. Espinafre, escarola e vegetais escuros: por serem ricos em magnésio, ajudam no alívio das cólicas, além de favorecer o relaxamento muscular.
5. Nozes, castanhas, azeitona, gema do ovo e azeite de oliva: são ricos em vitamina E, que ajuda na redução das dores na região das mamas durante a TPM.