Espirrar é um ato comum de todo ser humano. Ele acontece quando seu corpo sente algo que não deveria estar no seu nariz. Se bactérias, pólen ou poeira entrarem nas cavidades nasais, é possível sentir cócegas ou desconforto e por isso a sua primeira reação natural é espirrar.
Mas, em algumas situações, ficamos tentando segurar um espirro por vergonha, seja porque estamos em um transporte público lotado ou porque estamos conversando. E você sabia que segurar um espirro faz mal a saúde? Por isso, listamos para você perigos que devem ser evitados.
POR QUE OS ESPIRROS ACONTECEM?
- Espirrar acontece quando seu corpo percebe algo em seu nariz que não deveria estar ali. Geralmente é pólen, poeira, bactérias, sujeira ou fumaça.
- Espirrar evita que você fique doente ou ferido pelas coisas que entram em seu nariz.
- Quando partículas estranhas entram no nariz, elas podem interagir com os minúsculos pelos e a pele delicada que revestem a passagem nasal.
- Quando você espirra, seu corpo produz pressão no sistema respiratório, que inclui seios da face, cavidade nasal, garganta e pulmões.
SINAIS, PREPARAÇÃO E… ATCHIM!
Quando o revestimento do nariz experimenta uma substância estranha, ele envia um sinal elétrico ao cérebro, dizendo-lhe para limpar o nariz e quando o cérebro diz ao corpo que é hora de espirrar, o corpo se prepara para a contração em apenas alguns segundos. A língua se move para o céu da boca, os músculos se contraem e os olhos são fechados à força.
Espirrar força a saída de água, muco e ar do nariz em até 160 km/h. A ejeção dura apenas 150 milissegundos!
PERIGOS DE SEGURAR UM ESPIRRO
Pressão interna: suprimir um espirro pode aumentar a pressão no sistema respiratório para níveis cinco a 24 vezes maiores do que os causados pelo próprio espirro. Essa pressão elevada pode potencialmente levar a vários ferimentos
Ruptura dos tímpanos: quando você mantém a alta pressão que se acumula no sistema respiratório antes de espirrar, parte do ar é enviada para os ouvidos.
Infecção do ouvido médio: ao conter um espirro, o redirecionamento do ar das passagens nasais para os ouvidos podem transportar bactérias para o ouvido médio, causando uma infecção.
Vasos sanguíneos danificados: embora raro, o aumento da pressão causado pela supressão de u espirro pode danificar os vasos dos olhos, nariz e tímpanos.
Lesão do diafragma: embora as lesões do diafragma sejam raras, houve casos de ar pressurizado que ficou preso no diafragma e causou colapso dos pulmões em pessoas que tentavam segurar os espirros.
Aneurisma cerebral: a pressão de segurar um espirro pode até levar a um aneurisma cerebral. Esta é uma lesão com risco de vida que pode causar sangramento no cérebro.
Dores na garganta: embora raro, há pelo menos um caso de uma pessoa que teve ruptura no fundo da garganta ao conter um espirro. Esta é uma lesão grave que exige atenção médica imediata.
Costelas quebradas: segurar um espirro pode fazer com que o ar em alta pressão seja forçado para dentro dos pulmões e quebrar uma costela.
PODE MORRER SEGURANDO UM ESPIRRO?
Embora não tenha haja relatos de pessoas que morreram diretamente por segurarem espirros, algumas lesões causadas pela supressão deles, como ruptura de aneurismas cerebrais e colapso dos pulmões, podem ser fatais.