Uma das características mais comuns entre os homens é acordar com o pênis duro, mas isso pode indicar coisas boas sobre a sua saúde sexual. O principal órgão sexual masculino do sistema reprodutor tem uma estrutura que permite uma certa animação logo nas primeiras horas da manhã.
O pênis é formado por tecidos eréteis, músculos, ligamentos e pele, o que acaba fazendo com que ele “estique e endureça” quando estimulado. A ereção masculina envolve muitos detalhes e abrange os sistemas neurológico e cardiovascular.
EREÇÃO MATINAL
A ereção peniana é geralmente associada a estímulos visuais, mentais e físicos, esses por sua vez acabam aumentando a circulação sanguínea na área, causando a expansão dos corpos cavernosos e a elevação do órgão. Porém, na hora de acordar nenhum desses se encaixa.
A ereção matinal é conhecida como tumescência peniana noturna, e geralmente não está associada ao prazer ou excitação, seja pelo toque ou sonhos eróticos. Nem mesmo a ejaculação noturna tem a ver com esses fatores.
COMO ACONTECE
No período do sono, o sistema parassimpático fica mais ativo, os músculos relaxados e a frequência cardíaca mais lenta. Esses fatores endossam a ereção do órgão. Sem contar com o aumento dos níveis de testosterona, facilitando a ereção.