Uma cabra foi 'contratada' pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, Rio de Janeiro, para 'prestar serviços importantes. A nova funcionária, a primeira cabra a atuar em um aeroporto brasileiro, se chama Estrela e ficará encarregada de espantar outros bichos de perto da pista de pouso e decolagem, principalmente aves, que podem acabar sendo engolidas pelas turbinas das aeronaves.
A cabra, que terá um colete próprio e até mesmo um crachá, também terá a função de capinar a grama ao redor da pista. A pausa para a ‘refeição’ de Estrela ajudará na diminuição do impacto ambiental, visto que veículos motorizados serão utilizados com uma menor frequência para essa função.
"Em algumas áreas, a gente não consegue mecanizar, tem que ser atividade manual. Então a gente trouxe um sistema silvo-pastoril, que já é utilizado há séculos. A equipe fica num trecho, e ela fica responsável por outro”, disse, ao G1, a gerente de sustentabilidade do RioGaleão, Milena Martorelli.
Além da cabra Estrela, há outros animais que ficam na parte de segurança operacional, como os gaviões Radar e Kaká; os falcões Árya, Minerva e Ravena; e o cachorro Hammer.