Além da boca bizarra dessa espécie, os pesquisadores conseguiram filmar, no ano passado, pela primeira vez, uma tartaruga gigante se aproximando da presa para matar. E tudo de forma lenta, bem lenta. O encontro foi entre uma tartaruga gigante, um pouco desajeitada, e uma ave que estava presa no chão. O vídeo pode ser bem horrível de assistir, mas ao mesmo tempo é bem fascinante. Até porque, nunca foi visto uma tartaruga “caçando” uma presa antes.
A cena capturada em vídeo aconteceu na Ilha Frégate, no arquipélago de Seychelles. No vídeo, é possível ver uma tartaruga gigante fêmea perseguindo lentamente um filhote de andorinha-do-mar que não voa. “Eu não conseguia acreditar no que estava vendo. Foi horrível e incrível ao mesmo tempo”, disse o biólogo Justin Gerlach, da Universidade de Cambridge. Quem fez o vídeo foi Anna Zora, vice-gerente de conservação e sustentabilidade da Frégate Island Foundation. Por mais que ele dure somente uma fração de todo o tempo da caçada, ele já é suficiente para mostrar um ataque deliberado e calculado por parte da tartaruga.
“Ele estava olhando diretamente para a andorinha-do-mar e caminhando propositalmente em sua direção. Isso foi muito, muito estranho e totalmente diferente do comportamento normal das tartarugas”, pontuou Gerlach.