Uma imagem assustadora de um peixe foi capturado nas profundezas do oceano, trata-se do "Diabo-negro", um classe dos Lophiiformes.
O peixe abissal Diabo-negro, foi documentado em raras imagens gravadas por pesquisadores na Califórnia. O vídeo foi realizado pelos pesquisadores da Monterey Bay Aquarium Research Institute. Eles estavam a cerca de 8.000 metros da superfície oceânica. As imagens foram obtidas com um equipamento chamado “Don Ricketts” operado remotamente pela equipe no cânion submarino de Monterey.
O animal vive nas regiões mais profundas do oceano. Ele é caracterizado por sua “antena de luz”, localizada na parte de cima da cabeça. A iluminação gerada na ponta dessa antena é utilizada para atrair as presas para suas mandíbulas que são assustadoras e enormes.
Estes animais são muito pouco conhecidos pelos cientistas, vivendo entre 4 e 8 km de profundidade e em escuridão quase total, são peixes muito difíceis de se observar.
De acordo com o Monterey Bay Aquarium Research Institute (Mbari), que capturou as imagens do animal, esta foi a primeira vez que o diabo do mar foi filmado.
Depois da gravação, feita em 2015, os biólogos recuperaram o peixe para pesquisas. O estudo permitirá uma melhor compreensão do animal e desta forma contribuirá para a sua conservação no ambiente natural. Esta é uma oportunidade para os cientistas aprenderem mais sobre esta surpreendente criatura das profundezas.