Conheça os 10 animais mais inteligentes do planeta e se surpreenda - 3° Chimpanzé

Mensurar a inteligência de um animal não é uma tarefa fácil. Isto porque cada espécie possui habilidades próprias e aprendem de maneiras distintas. - 3° Chimpanzé

Slide 9 de 11

3° Chimpanzé

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando a comparação é feita entre humanos e chimpanzés, as diferenças nas habilidades cognitivas cedo na vida são muito pequenas. No passado, psicólogos chegaram a considerar se a diferença entre humanos e macacos se dava mais devido a tradições culturais e acúmulo de conhecimento do que necessariamente por diferença entre os cérebros.

Seguindo essa lógica, um chimpanzé criado entre humanos poderia desenvolver habilidades linguísticas e hábitos sociais. Uma experiência feita nos anos 1960 tentou elucidar esta questão. Em 1966, os psicólogos Allen e Beatrix Gardner, da universidade americana de Nevada, compraram uma chimpanzé fêmea de 10 meses de idade, batizada de Washoe.

Os psicólogos se esforçaram para criar um ambiente semelhante ao que teria qualquer criança humana. Washoe vestia roupas humanas e comia à mesa junto com os humanos. Como os chimpanzés não possuem as estruturas vocais dos humanos, Washoe aprendeu a se comunicar com linguagem de sinais. Em 1970, ela já conseguia se manifestar usando centenas de sinais.

Para alguns, o animal mostrou capacidade mental avançada ao conseguir combinar símbolos para formar novas palavras. Na primeira vez em que viu um cisne, Washoe combinou as palavras "água" e "pássaro" para se expressar.

A experiência feita pelos Gardeners deixou claro que apenas o convívio social não é suficiente para desenvolver a mente de chimpanzés ao mesmo ponto dos humanos.

 Fonte: BBC

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES