A Mamba Negra é encontrada em muitas partes do continente africano, em países como Senegal, Costa do Marfim, Tanzânia, Quênia, Moçambique e Zimbábue. É conhecida por sua agressividade e ataque de precisão mortal. É a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 km/h. A cobra pode atacar até 12 vezes seguidas e seu veneno pode matar uma pessoa em 20 minutos.
O réptil pode chegar a medir mais ou menos 4 metros. Seu veneno bloqueia todos os sentidos dos humanos, menos a audição. Dessa forma, as pessoas ao redor podem pensar que a vítima morreu, mas ela ainda pode estar viva e escutando tudo, porém sem conseguir reagir. A Mamba Negra, cujo nome científico é Dendroaspis Polylepis, se alimenta de pássaros, lagartos e pequenos mamíferos.
O nome Mamba Negra não faz referência à cor do corpo da cobra, que costuma ser cinza ou verde-oliva. O nome diz respeito, então, à cor do interior da sua boca. Quando vai atacar, ela levanta o corpo e escancara sua boca preta na direção da vítima.