Uma doença recém-descoberta está deixando os cientistas de cabelo em pé nos Estados Unidos. O fungo invade o organismo das cobras, causando crostas na pele, olhos cinzentos e várias áreas de edemas no rosto dos répteis. A causa seria uma doença fúngica de cobras, que foi observada na Califórnia.
De acordo com um comunicado do Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW), uma cobra-rei infectada da Califórnia foi encontrada na Serra Nevada, no Condado de Amador, por um civil que levou o animal "sofredor" a um centro de cuidados com a vida selvagem.
A pele esfarrapada grudava no rosto distorcido do animal, fazendo a cobra de olhos cinzentos parecer mais uma múmia do que uma criatura viva. Até o momento, as autoridades ainda não sabem como a doença pode afetar as populações de cobras na Califórnia.
No momento, sua principal prioridade é garantir que os humanos não espalhem o fungo para cobras em todo o estado. No entanto, não há perigo de os seres humanos pegarem a doença desfigurante da cobra.