Uma ursa polar vagando por um posto avançado no Ártico, no norte da Rússia, foi resgatada após prender a língua em uma lata de leite condensado. Moradores do povoado remoto de Dikson avisaram as autoridades quando a fêmea de dois anos foi vista andando por cabanas pela vila na quarta-feira (20).
Uma equipe do Zoológico de Moscou foi ao local para tranquilizar o animal com um dardo, remover a peça metálica de sua boca e tratar dos cortes na língua.
"Nós esperamos que tudo ficará bem. Nós deixamos alguns peixes próximos à ursa porque ela esteve sem comida e água por um bom tempo", disse em comentários divulgados pelo zoológico.
Mikhail Alshinetsky, um veterano do zoológico, disse que a ursa estava magra e um pouco desidratada, mas suas lesões devem ser curadas.
Os cientistas disseram que o lixo humano é uma ameaça emergente para populações de ursos polares vulneráveis, uma vez que os animais se tornam mais dependentes de aterros próximos a comunidades do norte em locais como Rússia, Canadá e Alasca.
Ursa pediu ajuda e procurou comida próximo de cabanas na região: