Da mesma forma que a terra e o ar, o oceano também esconde coisas incríveis. Ainda existem lugares onde o homem nunca conseguiu chegar. As profundezas do oceano podem guardar segredos assustadores, mas sem dúvida, também escondem paisagens e animais impressionantes. A vida marinha é incrível e falar disso, sem citar a exuberante Baleia Jubarte, é algo impossível. Também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora, o mamífero está presente na maioria dos oceanos. As informações são do Fatos Desconhecidos.
Essa é uma das maiores espécies de baleias e os adultos podem medir entre 12 e 16 metros. Seu peso varia de 35 a 40 toneladas, em média. Os machos dessa espécie são alguns metros menores que as fêmeas que, em alguns casos, podem medir até 17 metros. Elas ainda sofrem com ameaças desde quando foram quase extintas em 1966. Na época, a caça industrial acabou com 90% delas.
Por causa disso, registros desses animais ainda são raros. Os biólogos conseguiram captar em vídeo raros momentos das baleias-jubarte na costa do Havaí. O objetivo da pesquisa era ver como é a relação delas com seus filhotes.
Para fazerem essas gravações, eles usaram duas maneiras. Uma usando etiquetas não invasivas, que eram equipadas com câmeras, e acelerômetro colocadas nas costas dos sete filhotes. E a outra foi feita com drone. A recuperação das câmeras aconteceu com o acompanhamento de satélites.
Os pesquisadores conseguiram, além das fotos maravilhosas, medir a velocidade de nado das baleias e determinar os padrões de movimento e respiração. E também conseguiram registrar a saúde corporal delas através dos seus tamanhos e aparências. Ao todo foram estudadas 120 baleias.