O delegado Igor Vasconcelos Fernandes, de 41 anos, foi preso após desacatar um policial militar e chamá-lo de "vagabundo", em Fortaleza (CE). A vítima estava em serviço enquanto o suspeito apresentava sinais de embriaguez e estava de folga. O policial civil foi solto horas depois. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (15).
COMO OCORREU?
Conforme informações preliminares, os policiais foram chamados a um restaurante no bairro Varjota após denúncias de que havia um homem bêbado e armado causando problemas no estabelecimento. Ao chegar ao local, a equipe descobriu que o suspeito era na verdade o delegado.
Imagens feitas por testemunhas mostram o delegado visivelmente alterado e com a fala arrastada, respondendo aos agentes com ironia e xingamentos. No início da gravação, ele chama o policial de vagabundo, que responde: "Vagabundo não, me respeite".
Em outro momento, Igor diz "Eu sou delegado de polícia, tu é quem?"; e o policial militar responde "Eu sou subtenente da Polícia Militar, estou trabalhando". "Você tá de folga, bêbado", diz o PM.
O QUE ACONTECEU DEPOIS?
O subtenente chama outra equipe da Polícia Militar para ajudar na ocorrência. Após a chegada do reforço, Igor teria resistido à detenção, mas acabou sendo levado. Em nota, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) afirmou que "está investigando os fatos no âmbito administrativo".
No distrito policial, foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) contra ele por desacato, considerado um crime contra a administração pública.