
Está previsto para chegar a Fortaleza na manhã deste sábado (15) o quarto voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos durante o segundo governo Trump, com 135 passageiros, segundo o Ministério dos Direitos Humanos.
O voo deve aterrissar por volta das 9 horas, e, após o pouso, os passageiros passarão por triagem e receberão serviços psicológicos, sociais, além de produtos de higiene e alimentação.
OPERAÇÃO DE ACOLHIMENTO
A operação de acolhimento contará com equipes dos ministérios da Justiça, Direitos Humanos, Defesa, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social, além das secretarias de Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e de Proteção Social (SPS).
Após o acolhimento, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partirá de Fortaleza para Confins, na região de Belo Horizonte, com chegada prevista às 15h. Esse voo é opcional para quem deseja seguir para Minas Gerais.
Até agora, o Brasil recebeu três voos de repatriados desde o início do segundo mandato de Trump, com relatos de condições degradantes, como uso de algemas e até 12 horas sem alimentação, nos dois voos de fevereiro.