Quem é a advogada que liderava facção criminosa sob fachada de defensora

Sob a fachada de defensora, uma advogada em Fortaleza escondia um segredo chocante: ela era a verdadeira líder de uma facção criminosa

Avalie a matéria:
Durante a operação, foram apreendidos celulares, balança, drogas e dinheiro | Reprodução/ Polícia Civil

Uma operação denominada “New Village” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 27, resultando na prisão de cinco mulheres. Além disso, foram cumpridos dois mandados de prisão contra dois homens que já estavam detidos. Durante a operação, foram apreendidas drogas e celulares, e contas bancárias foram bloqueadas. A ação foi realizada pela Delegacia Regional de Tianguá com o apoio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco).

Das cinco mulheres presas, três foram capturadas em Fortaleza e duas em Ubajara. Entre as presas em Fortaleza, está uma advogada, identificada como chefe de uma facção criminosa, que assumiu o comando da organização após a prisão do marido. De acordo com o delegado Marcos Aurélio, diretor de Polícia Judiciária do Interior Norte do Estado do Ceará, ela representava judicialmente membros da facção.

Um dos dois homens que já estavam presos e tiveram novos mandados de prisão é o marido da advogada e ex-chefe da facção.

“Durante as investigações, obtivemos provas de que ela não era apenas advogada, mas que havia assumido o papel de chefe de facção que estava preso”, explicou Marcos Aurélio. Segundo o delegado, a criminosa tinha uma atuação direta na organização do tráfico de entorpecentes e também dava ordens para a execução de rivais.

Uma das mulheres capturadas em Ubajara foi autuada por tráfico de drogas. O delegado Marco Aurélio informou que as investigações dessa operação começaram no ano passado, em 2023, quando celulares de membros de organizações criminosas foram apreendidos, e a Polícia obteve autorização judicial para acessar as informações contidas nos aparelhos.

As investigações foram conduzidas pelo Núcleo de Inteligência Avançada de Tianguá. De acordo com o delegado, foi uma surpresa para os investigadores descobrir que a advogada, que representava judicialmente alguns membros da organização criminosa, era a chefe de uma facção criminosa de origem carioca. A operação “New Village” continua em andamento com novas diligências.

O nome “New Village” foi adotado pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) em referência à localidade onde os mandados foram cumpridos.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES