A campanha nacional de Vacinação contra Influenza 2012 começou no sábado (05 de maio) e segue até o dia 25 deste mês. No primeiro dia da Campanha, a Secretaria Municipal da Saúde colocou à disposição da população diversos pontos de vacinação como Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), Policlínica 1.º de Maio, Hospital São Domingos e em pontos estratérgicos.
A Secretário Municipal de Saúde, Samara Orsano, acompanhou o primeiro dia de vacinação e comentou que em Parnarama, a população alvo da campanha é de aproximadamente 5.314 pessoas, sendo que deste total, 921 são Crianças, 461 Gestantes, 3.460 Idosos e 472 Profissionais de Saúde, e a meta é vacinar 90% dessa população. A partir de segunda-feira (07), a campanha prossegue de segunda à sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7 às 17 horas.
A Campanha Nacional de Vacinação contempla adultos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer período da gestação, trabalhadores da saúde, população indígena, pessoas com doenças crônicas (mediante prescrição ou receita médica) e população prisional.
A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.
Os sintomas da doença, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável e, mal-estar, mialgia e cefaléia. Os casos graves da doença estão freqüentemente associados a pneumonias graves levando até mesmo ao óbito.
O fato da população com idade acima de 60 anos apresentar maior risco de adoecer e morrer, em decorrência de algumas doenças imunopreveníveis tais como a gripe e a pneumonia, fundamenta a realização desta Campanha de vacinação desde o ano de 1999.
A vacinação contra influenza constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.