Mais de 20 mil moradores do sertão maranhense já contam com as cisternas para armazenamento de água de chuvas instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no âmbito do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e que tem a Codevasf como uma de suas executoras.
Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas por até seis meses. Nos períodos de chuvas, a água é captada no telhado da casa e conduzida ao interior das cisternas por um sistema de calhas e de canos.
No Maranhão, houve instalação dos equipamentos nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Arari, Cantanhede, Codó, Matões do Norte, Miranda do Norte, Peritoró, Pirapemas, São Mateus do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim. Outros municípios que receberão cisternas são Capinzal do Norte, Coroatá, São João Batista e São João do Sóter. A meta inicial de instalação, de 4.302 cisternas, já foi concluída. Outras 1.075 cisternas deverão ser instaladas até o final desse ano, chegando a 5.377 unidades.
Além dos reservatórios instalados nos terreiros das casas das famílias, 91 escolas rurais receberam cisternas, e também cinco postos de saúde. A identificação dos estabelecimentos sociais se dá mediante a informação do código das entidades escolares da educação básica no Censo Escolar, gerado pelo sistema Educacenso no momento do cadastro da escola no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? Inep/MEC, e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ? CNES.
Também no Maranhão 418 pessoas foram incluídas no programa Água para Todos por meio da Busca Ativa, instrumento de busca e inclusão de potenciais beneficiários em programas sociais do Governo Federal, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O sistema utiliza dados contidos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como ponto de partida na identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social em áreas geográficas específicas.
No processo de busca ativa dos potenciais beneficiários do Água para Todos, as equipes de campo da Codevasf são divididas em áreas geográficas, que podem englobar diversas comunidades rurais difusas. Localizadas as famílias de potenciais beneficiários do programa, a residência onde a cisterna será instalada é georreferenciada com a utilização de equipamento de GPS e fotografado para compor o banco de dados do programa.
As cisternas
As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno e as principais vantagens do material são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento da água, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados pela Codevasf aos beneficiados, a água é própria para beber e para o preparo de alimentos.