O secretário de Saúde, Ricardo Murad, recebeu em São Luis o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e o promotor de justiça daquela comarca, Antonio Borges, para discutir o atendimento de urgência e emergência no município, que não está sendo prestado à população pela Prefeitura.
- O município de Timon é de gestão plena e precisa assumir a sua responsabilidade no atendimento de urgência e emergência porque os recursos são repassados diretamente do governo federal para o município ? enfatizou Ricardo Murad.
Hoje a gestão municipal oferta os atendimentos de atenção primária e média complexidade em nível ambulatorial.
Ricardo Murad lembrou que o Estado já mantém em funcionamento em Timon uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e o Hospital Alarico Pacheco ? que oferece atendimento ambulatorial e cirúrgico nas áreas de obstetrícia, pediatria e cirurgia geral. Mas propôs assumir o atendimento dos traumas no hospital estadual se o município se comprometer em manter um hospital materno infantil, assistência que hoje é oferecida também no Alarico Pacheco.
- Assim como fizemos no Hospital Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira, vamos iniciar uma ampla reforma no Alarico Pacheco, de forma gradual e organizada, para que não venha a comprometer os atendimentos ? explicou Murad .
Luciano Leitoa reconheceu que as Portarias do Ministério da Saúde são claras e que a gestão municipal não vem cumprindo sua obrigação de ofertar atendimentos de urgência, emergência e materno infantil.
- Estamos dispostos a buscar alternativas para organizar a saúde de Timon. Vamos licitar serviços para reforma da unidade mista e transformá-la em hospital materno infantil. E, neste período de reforma do Alarico Pacheco, vamos fechar uma parceria com a prefeitura de Teresina (PI) para que nossos pacientes sejam regulados e atendidos ? disse o secretário. Fonte: Blog do Marco Deça