A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Timon e o Governo Federal, realizará um mutirão de cirurgias de catarata em Timon, no período de 15 a 18 de agosto, no Hospital Regional Alarico Pacheco. O objetivo é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.
Após processo licitatório, quatro empresas foram contratadas para realizar os procedimentos de diagnóstico e tratamento cirúrgico de catarata. Ao todo, pacientes de 181 cidades maranhenses deverão ser atendidas no programa executado pela SES.
O número de pacientes atendidos dependerá da demanda existente em cada região, com a recomendação de que deverão ser assistidos todos os que já operaram um dos olhos e ainda necessita fazer o mesmo procedimento no outro.
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.
Glaucoma
O mutirão também vai abranger o tratamento do glaucoma, que começará simultaneamente com o da catarata, mas terá tempo de execução mais prolongado ? inicialmente de um ano. Neste caso, a SES solicitou dos municípios que façam a triagem dos pacientes para que eles sejam tratados pelos oftalmologistas integrantes do programa.
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio. Com informações do Blog Ademar Sousa.