Timon/MA

Timon é premiado pelo Ministério da Saúde por ser destaque no controle da Tuberculose

Timon recebeu um certificado do Ministério da Saúde por alcançar um valor superior a 95% no Indicador Proporção de casos novos de Tuberculose com encerramento informado em 2010. Segundo a coordenadora do programa de combate a tuberculose, Telma Lima, isso significa que o município conseguiu informar ao Ministério a resolução e os dados de 95% dos casos, o que mostra o controle do programa desenvolvido na cidade.

A cidade apresentou 82,6% de cura nos casos de tuberculose, quando o recomendado pelo Ministério é de 85%. A coordenadora explica que o alto número de incidências nem sempre é considerado um fator negativo. ?Isso significa, também, que o município está conseguindo identificar os pacientes infectados e inseri-los no programa para tratamento. Tanto é que o nosso índice de cura é alto e estamos trabalhando para já alcançar o índice considerado satisfatório no número casos sanado?, explica.

Dificuldades no tratamento ? Telma informou, ainda, que há um índice considerável de abandono de tratamento, causados principalmente pelo envolvimento dos pacientes com álcool e drogas. Ela informou que há uma parceria nestes casos com o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps-AD) do município, e algumas respostas a este tratamento já estão sendo positivas. O do Programa de Tuberculose e Hanseníase contempla o acompanhamento do paciente tuberculose mensalmente através de consultas com uma equipe especializada, além da realização de exames específicos. Além disso, há também o fornecimento gratuito de remédios para tratamento e de cestas básicas para todos os pacientes que são acompanhados pela equipe.

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou até anos. Os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas. Além deste pode apresenta também cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão.

NOTÍCIAS PIAUÍ