Nesta sexta-feira (4), o Novo Hospital Regional de Picos realizou sua primeira cirurgia, apenas dois dias após a entrega oficial de seu centro cirúrgico pelo governador Rafael Fonteles e o secretário de Saúde, Antonio Luiz.
O procedimento inaugural foi uma colecistectomia, cirurgia para a retirada de pedras na vesícula, realizada pela equipe do cirurgião Mário Herman. A paciente, de 54 anos, moradora de Fronteiras, se recupera bem.
INFRAESTRUTURA EXPANDIDA: MAIS LEITOS E NOVA SALA DE RECUPERAÇÃO
Além do centro cirúrgico, o hospital ganhou recentemente 30 novos leitos de enfermaria e uma Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA). Na semana passada, a unidade também inaugurou os primeiros dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), marcando mais um passo importante para atender a crescente demanda da região.
ATENDIMENTO A MAIS DE 40 CIDADES
De acordo com Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o novo hospital beneficiará mais de 40 cidades da região, promovendo uma descentralização dos serviços de saúde e garantindo mais acesso aos moradores do interior do Piauí.
MAIOR OBRA DE SAÚDE PÚBLICA DA HISTÓRIA DE PICOS
Com 206 leitos de internação distribuídos em três pavimentos e 20 leitos de UTI, o Novo Hospital Regional de Picos é a maior obra de saúde pública já realizada na cidade. A estrutura também conta com serviços de hemodinâmica, ressonância magnética, tomografia e um auditório para 135 pessoas. A obra, que envolveu um investimento de R$ 54.872.421,62, é um marco no fortalecimento da rede de saúde no estado.
DESAFIOS E AVANÇOS NA DESCENTRALIZAÇÃ
O DA SAÚDEO superintendente de gestão da Sesapi, Jonatas Melo, destacou o esforço contínuo do governo estadual na descentralização dos serviços de saúde, com a entrega de novos hospitais e a modernização de unidades existentes, o que vai ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos atendimentos aos piauienses.