Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.
As atividades dos fisioterapeutas incluem criar e aplicar exercícios para:
? aumentar a capacidade respiratória de pacientes com problemas respiratórios;
? desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos;
? estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas e com deformações, artrites, reumatismo e outros problemas nas articulações;
? evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto;
? promover a recuperação motora de doentes com seqüelas de traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia;
? tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG).
Além disso, usam recursos como eletricidade, calor e frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelhos e exercícios na água para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações. Atuam também na área da medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos no processo de recuperação de pacientes.
TERAPEUTA OCUPACIONAL
Terapeutas ocupacionais são profissionais da área da saúde que tratam, através de programas de atividades físicas ou artísticas, de pessoas que apresentam disfunções relacionadas à alimentação, trabalho, higiene, forma de se vestir, que interferem na realização das atividades do dia-a-dia.
Os pacientes são portadores de deficiências físicas e/ou mentais, crianças com dificuldades de aprendizado, vítimas de acidentes, portadores de cardiopatias, tetraplégicos, idosos com problemas físicos e mentais decorrentes da idade, pessoas que tiveram membros amputados, alcoólatras, drogados, aidéticos, deficientes visuais e auditivos. Os terapeutas ? arteterapeutas, musicoterapeutas, etc. ? elaboram programas de atividades físicas que estimulam a criatividade, o ajustamento vocacional, emocional e a reabilitação física, com o objetivo de reintegrar seus pacientes à sociedade.
As atividades dos terapeutas ocupacionais estendem-se por diversos campos da área de saúde, incluindo:
? avaliar pacientes para elaboração do diagnóstico e das atividades a serem desenvolvidas; elaboração do diagnóstico;
? elaborar programas baseados em técnicas terapêuticas e recreativas, que desenvolvam a atividade mental como pintar, brincar, cantar, tocar instrumentos, interpretar textos e praticar expressão corporal;
? orientar atividades praticadas e estimular pacientes durante os programas;
? reavaliar pacientes sistematicamente a fim de reajustar ou alterar as condutas terapêuticas de acordo com a resposta do paciente à determinada terapia.