Agricolândia/PI

Piaui é o 2º Estado com maior índice de vacinação contra a gripe

Com o slogan "Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS", a 13º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina no dia 13 de maio. A meta no Piauí é imunizar cerca de 450 mil pessoas até o fim da campanha. Até ontem (4), 177.913 pessoas foram vacinadas em todo o Estado, o que representa cerca de 40% de cobertura.

Esse percentual faz do Piauí o segundo Estado do Brasil com maior êxito na vacinação contra a gripe, ficando atrás apenas de Santa Catarina, onde mais de 40% do público-alvo já recebeu a vacina. Faltando apenas 9 dias para o encerramento da campanha, o Piauí é o estado do Nordeste mais próximo de atingir a meta de vacinação.

A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Devem se vacinar pessoas a partir dos 60 anos, crianças com idade entre seis meses e dois anos e gestantes, além de profissionais da Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como nas áreas de urgência e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

No Estado, foram imunizados até o momento mais de 40% da população de idosos e crianças, cerca de 30% dos trabalhadores da Saúde e aproximadamente 20% das gestantes.

Em Teresina, devem ser vacinadas até o dia 13 cerca de 100 mil pessoas, mas até ontem pouco mais de 35 mil foram imunizadas contra a gripe, o que equivale, aproximadamente, a 35% do público-alvo.

Autoridades alertam para o fim do prazo e que não haverá prorrogação. "As pessoas não devem deixar a vacina para a última hora e os pais ou responsáveis não devem se esquecer de levar o cartão de vacinação da criança quando se dirigir às salas de vacina", ressaltou a coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Amariles Borba.

"Consideramos ainda muito baixa a procura pela vacina, que é de graça e ainda previne várias doenças que decorrem da gripe", disse o presidente da FMS, Pedro Leopoldino.

O público-alvo deve procurar as salas de vacina dos centros de saúde e dos hospitais da rede, além de alguns postos volantes, para imunização contra a doença. Os postos volantes foram instalados no Supermercado Pão de Açúcar da Avenida Homero Castelo Branco, Shopping Riverside, Teresina Shopping, Hipermercado da Avenida Presidente Kennedy e Supermercado Extra da Avenida Presidente Kennedy. Eles estão funcionando, de segunda a sábado, das 8 horas às 17 horas.

Fonte portal o dia

NOTÍCIAS PIAUÍ