A Câmara de Vereadores de Agricolândia, presidida pela vereadora Edith Alencar (DEM), realizou sua primeira sessão ordinária na noite da ultima sexta feira (19), reunião que marcou o retorno após o recesso parlamentar do mês de julho. Compareceram os vereadores Nilo Fernandes, Luzete Santos, Neuba Gomes, Manoel Roseno, Braga e a mais nova vereadora Antonia Santana.
Em pauta todos os vereadores saudaram a volta da veterana vereadora Antonia Santana a casa do povo, e que estava muito felizes com esta volta, em discurso a vereadora Antonia Santana diz esta muito contente em esta voltando para a câmara dos vereadores, e que apartir daquele momento irá lutar em favor do povo.
Foi apresentado em confraternização a todos que se encontravam presentes na câmara o hino da cidade de Agricolândia, apresentado pelo grupo de teatro ?Jeito de Ser?.
Logo mais em discurso o vereador Manoel Roseno cobrou mais desempenho no sentido de expandir no aprendizado do hino na cidade, e que este hino precisa ser cantado todos os dias se necessário nas escolas da rede publica de Agricolândia.
Já o vereador Braga desejou boa noite a todos, colocou em pauta, ele parabenizou o trabalho do grupo Jeito de Ser e o MJ, logo mais ele também saudou a nova vereadora Antonia Santana pela volta a casa, a respeito do hino de Agricolândia, disse que já estava com saudade do polêmico vereador Walter Alencar, pela sua experiência na casa como vereador,mais ao mesmo tempo feliz por está trabalhando com a também experiente Antonia Santana, que já foi vereadora da casa por 2 mandatos,o vereador Braga enfatizou o projeto anti drogas que nada mais é uma porta de cobrar condições das autoridades publicas do município.
A vereadora Luzete Santos que também é diretora de uma escola, diz que é muito difícil e encontra dificuldades e ate mesmo rejeição em muitos alunos no aprendizado deste hino, e que não garante que o mesmo será executado todos os dias na escola, mais pelo menos duas vezes por semana ela irá tentar levar aos alunos de sua escola.
Já a vereadora Antonia Santana agradeceu a todos os colegas, amigos e aos vereadores que celebraram positivamente a sua volta a casa, e que apartir daquele momento estava muito feliz em esta de volta, sobre o hino de Agricolandia, a vereadora diz que desconhece a origem deste hino, pois o mesmo não nem o nome do autor nem da letra da musica, e que este hino tem muitas coisas a serem acrescentadas, pois a letra precisa ser redigida.
A presidente da casa Edith Alencar disse a todos que não é oposição do prefeito João de Deus, mais está indignada com algumas atitudes por parte do executivo, ela lembrou que os gestores que antecederam ao atual, sempre aceitavam doações de medicamento, inclusive o ex-prefeito Dr. Antonio Barradas, e lamentou muito por o secretário de saúde atual Cley Regazzone recusar esses remédios, sem dar nenhuma explicação convincente. Sabemos que eram medicamentos suficientes para atender mais de 2.000 (duas mil pessoas hipertenso), disse que as doações foram repassadas para o município vizinho Lagoinha, para o município de Piracuruca e Dermeval Lobão. A vereadora Edith Alencar lembrou também que esteve com o então deputado Federal Hugo Napoleão, que disse ter total interesse de atender a vereadora Edith e,em colocar uma verba, para construir, através de recursos federais, um ginásio poliesportivo no município, ela ressaltou que a construção do ginásio poderia ser em qualquer um dos bairros já que todos estão necessitando de áreas de esporte e lazer. Mas lamentou dizendo que esse recurso para chegar ao município é preciso de uma senha do município de Agricolandia, já que a verba é repassada através de convênios, disse que o próprio gestor do executivo João de Deus poderia informar a assessoria do deputado, só que, por algum motivo que a mesma desconhece. O gestor não mostrou nenhum interesse para trazer a grande obra que iria beneficiar a muitas crianças, jovens e adultos de Agricolândia. Destacou a vereadora.
O vereador Nilo Fernandes partiu em direito de resposta, alegando que os remédios estavam com os prazos de validade perto do vencimento, e sobre a liberação da senha da prefeitura o vereador diz que não existe prefeito que libere a senha para estes fins.
Logo depois a Presidente Edith Alencar esclareceu ao vereador Nilo Fernandes, que os medicamentos não estavam vencidos, e que alguns medicamentos têm sim prazos de 90/120 dias para vencerem, e sobre a liberação da senha a mesma informou ao vereador que não pediu senha, ela pediu que o s prefeito ou seu secretários apenas acompanhasse o procedimento legal para a liberação do recurso. É lamentável. Disse a vereadora.
Por Maurício Alves