Agricolândia/PI

Wilson Martins lança Campanha contra as drogas

Em janeiro, foi criada a Câmara de Enfrentamento do Crack e outras Drogas. A iniciativa congrega esforços do governo estadual, poderes Legislativo e Judiciário e da sociedade civil organizada contra o tráfico e o consumo de entorpecentes, completa Rocha.

Mas o alvo da iniciativa é o crack.

As estatísticas criminais explicam essa ofensiva: de cada 10 crimes que envolvem violência cometidos no Piauí, 9 estão relacionados ao consumo de drogas, que, em 80% dos casos, é o crack, completa Rocha.

E mais: dois terços dos homicídios registrados no Piauí em 2010 envolvem usuários de crack, de acordo com a Secretaria de Segurança.

Com a criação da câmara, porém, os números agora seguem outra tendência.

?Nunca se desarticulou tanta quadrilha, pontos de venda de droga e se prendeu traficantes como agora?, garante o coronel Rubens Pereira, comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.

Somente em janeiro, foram presos 18 criminosos que supostamente atuavam junto a pontos de vendas de drogas em Teresina, capital do Estado, segundo dados da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes.

No primeiro trimestre, 170 já foram detidos por suposto envolvimento com tráfico de drogas no Piauí, aponta Rocha.

Em 2010, foram presos 240 supostos traficantes e apreendidos 60 kg de entorpecentes ? 70% crack ?, além de R$ 1 milhão em bens entre dinheiro, imóveis e carros.

O objetivo da frente de combate ao crack não é apenas a repressão e o combate ao tráfico, mas também a prevenção ao consumo da droga.

A atuação da câmara começa então nas escolas, na tentativa de evitar que os estudantes tenham o primeiro contato com a droga. A meta é reduzir significativamente o número de novos usuários, afirma Rocha.

Outra meta é a reabilitação dos dependentes químicos.

A iniciativa ganha cada vez mais apoio da sociedade piauiense.

Em 17 de abril, a 1ª Caminhada Piauí sem Drogas levou mais de 12.000 às ruas de Teresina.

NOTÍCIAS PIAUÍ