Está acontecendo a XIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios. O encontro reúne o maior número de autoridades políticas do país. Este ano a marcha visa, como objetivo singular, estabelecer o relacionamento do movimento municipalista com o governo federal.
O prefeito municipal, Luiz Neto, que também está em Brasília, concedeu, por telefone, uma entrevista e disse que dentre os temas mais esperados está o veto do pré-sal que será discutido amanhã com a presidente, Dilma Rousseff.
Segundo Luiz Neto, os 5350 prefeitos presentes na marcha aguardam ansiosos uma definição favorável, principalmente os dos estados do nordeste que serão os maiores prejudicados caso sejam barrados os projetos do pré-sal como quis o senador Wellington Dias. Nessa afirmativa o prefeito faz alusão à tentativa de proibição na divisão dos recursos dos royalties de forma igualitária entre estados e municípios do Brasil.
A divisão igualitária, segundo Wellington Dias, prejudicaria os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Na época, o fato impressionou os prefeitos e governadores dos estados do nordeste.
Entre outros objetivos, a marcha tem como meta avançar mais na construção de um pacto federativo justo que seja capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.
VEJA A PROGRAMAÇÃO