Pela primeira vez o público amarantino recebeu o projeto Música no Museu que apresentou Jerzy Milewski, a maior expressão internacional em violino. A apresentação aconteceu na Casa de Cultura (Museu Odilon Nunes) ontem, 12, numa iniciativa da FUNDAC, Fundação Cultural do Piauí. O projeto vem de mais de 14 anos de atividade com mais de 500 concertos gratuitos por ano no Brasil.
O violinista, nas apresentações pelo mundo, faz um Duo com a pianista Aleida Schweitzer, sua esposa, natural de Santa Catarina. Um dos principais objetivos é a democratização do acesso à cultura. O projeto Música no Museu nasceu em 1997, no Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro, cujo modelo está sendo enviado aos Estados Unidos, e já conta com apresentações nas maiores salas de concertos do mundo, a exemplo da Índia, França, Portugal, Espanha, Marrocos, República Tcheca, etc. visando ampliar a presença da cultura brasileira em todo o continente.
O criador e dirigente do projeto, Sérgio Da Costa e Silva, hoje residente no Rio de Janeiro (RJ), é sobrinho do poeta Da Costa e Silva e afirma que um dos seus maiores prazeres é proporcionar alegria através do Música no Museu, a exemplo do que se deu em Amarante. ?Eu espero que a gente possa retornar a este lugar, através de um programa de música constante dentro da linha Música no Museu com apresentações locais ou do próprio estado.? O propósito de Sérgio é fazer de Amarante mais uma das cidades que difundem a música dando oportunidades de democratização do acesso à cultura com concertos gratuitos seguindo o modelo do projeto Música no Museu.
Suas apresentações no Piauí contam com o patrocínio do BNB, Banco do Nordeste do Brasil, e do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social.
O violinista contou com a participação do rabequeiro Julinho que também mostrou, como autodidata, o que aprendeu ao longo dos anos. Aproximadamente 200 alunos do Polivalente de Ensino Médio, professores, membros da Casa de Cultura e do Ponto de Cultura do Bairro Escalvado assistiram ao show do violinista.
QUEM É JERZY MILEWSKI?
Jerzy Milewski (Varsóvia, 17 de Setembro de 1946) é um violinista polonês naturalizado brasileiro. É conhecido pelas suas interpretações de MPB. Também é importante para a divulgação de compositores poloneses neste país. É acompanhado freqüentemente pela sua esposa, a pianista catarinense Aleida Schweitzer.
Milewski nasceu em Varsóvia, numa casa que foi freqüentada por personagens da cena musical da cidade. Era considerado um menino prodígio e começou a sua carreira de violinista aos seis anos.
Graduou-se pela Academia de Música de Varsóvia, instituto onde também fez um mestrado. Apresentou-se como solista e como membro da Orquestra de Câmara da Filarmônica Nacional da Polônia, com a qual tocou na Europa, América e Ásia. Recebeu do governo polonês a medalha Henryk Wieniawski. [FONTE: WIKIPEDIA]
MÚSICA NO MUSEU NA CASA DE CULTURA DE AMARANTE
{albCodigo=3539}