A Comarca de Barras é a 5ª em números de processos no Estado do Piauí e desde 2015 que está inoperante sem capacidade de atender a demanda de seus usuários, mesmo sendo localizada em uma cidade próxima da capital Teresina e respondendo por três municípios o Tribunal de Justiça não está conseguindo melhorar o atendimento no Fórum de Justiça de Barras. O cartório de registros Civil em Barras além de ser único e ainda funcionar dentro do Fórum da Comarca, é insuficiente para atender a grande população que diariamente necessita dos serviços de Cartórios e jurídicos.
Ainda em 2014 e 2015 a Comarca de Barras foi alvo de várias denúncias de irregularidades nos atendimentos do Cartório Único do Fórum, que logo após alguns serventuários foram denunciados e que diante de poucos funcionários para atender a grande demanda os mesmos foram mantidos trabalhando dentro do Fórum o que vem gerando constrangimento a população.
Outra informação que nos foi repassada e de que uma Juíza Titular Dra. Melissa Pessoa, foi nomeada para a Comarca de Barras e que a mesma nunca veio assumir expediente porque está ocupando um cargo na sede do Tribunal de Justiça em Teresina e enquanto isso fica Juiz Dr. Thiago Coutinho de Oliveira, que está atendendo pelos três municípios da Comarca de Barras e ainda pelo o eleitoral, além de ser o Titular do Juizado Especial de Pequenas Causas.
Em Dezembro de 2014 um grupo de Advogados representantes da O.A.B (Subseção dos Advogados de Piripiri, Teresina e Barras) estiveram acompanhando a problemática do precário atendimento em Barras, Os Advogados Dr. Kélson Feitosa, Drª Milena Maciel e Drª Germana Brito, Dr. Afonso Ligório, Dr. Abelardo Neto, Dr. Sarmento e Dr. Mauro Benício, juntos ouviram varias reclamações de pessoas e outras denuncias foram protocoladas na Corregedoria do Tribunal de Justiça em Teresina.
Falta de infraestrutura, poucos funcionários que precisam de mais treinamentos e humanização, é visíveis os péssimos atendimentos e a incapacidade de atendimento com poucas senhas de atendimentos que são distribuídas onde os usuários que precisam dormir na frente do Fórum para conseguir as poucas senhas que são distribuídas, os outros que não conseguem atendimentos procuram outras cidades vizinhas para uma simples autenticação de documentos e desde de que os serventuários do Cartório foram afastados de algumas funções que até registrar imóveis ficou complicado em Barras.
Segundo o Promotor Dr. Silas, que também demostrou sua insatisfação com os péssimos atendimentos na comarca. Nesta mesma manhã estivemos acompanhados da Presidente da Câmara de Vereadores de Barras senhora Maria do Socorro Cavalcante que logo fez ligações telefônicas para o Tribunal de Justiça e prometeu colocar a situação em discussão no plenário da câmera na próxima sessão.
Presidente da Câmara de Vereadores da cidade Maria do Socorro Cavalcante, em telefonema para a Corregedoria do Tribunal de Justiça, onde pede soluções urgentes. Que a OAB, Ministério Publico de Justiça, Ouvidoria e Conselho Nacional de Justiça, também vejam e possam cobrar soluções urgentes.