Mesmo diante das dificuldades financeiras pela qual passa os municípios, resultado da queda de recursos do FPM e da crise econômica, o prefeito Zé Resende (PT), tem concentrado esforços para dar continuidade a programas que beneficiem a população de Boa Hora.
Um desses programas, é o "Brasil Sorridente", onde a população mais carente recebe tratamento bucal através da prefeitura municipal, em parceria com o governo federal. Além do tratamento, os pacientes também recebem a prótese dentária, fazendo com que os mesmo voltem a ter qualidade de vida, se alimentando corretamente e sorrindo sem constrangimentos.
O Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal - é o programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
As principais linhas de ação do programa são:
1. Reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família;
2. Ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. Na Atenção Especializada encontra-se também a Assistência Hospitalar.
"Estamos fazendo as pessoas voltarem a sorrir. Além da saúde, a auto estima das pessoas é retomada. Uma ação simples, mas que graças a nossa parceria com o governo federal tem mudado para melhor a vida de nosso povo. Um sorriso bonito, além das pessoas poderem se alimentar normalmente, são alguns dos benefícios que as próteses tem trazido às pessoas. Ficamos felizes em ver a satisfação do povo de Boa Hora", disse empolgado o prefeito Zé Resende.
Fonte: Portal De Olho