A Prefeitura Municipal de Boa Hora através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, realizou antecipadamente nesta sexta-feira, 06, o desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. A prefeitura mobilizou toda a sua frota de transporte escolar para que os estudantes de todas as 25 escolas municipais, a escola estadual e toda a população pudessem assistir o desfile. A prefeitura também distribuiu fardamentos a todos os alunos, além de contratar uma banda com cerca de 100 componentes com o objetivo de tornar o desfile mais bonito.
Feriado nacional e dia da Independência do Brasil, a data é um dos feriados mais importantes do calendário brasileiro, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Depois de vários anos sem ser realizado, esse ano a SEMEC realizou o desfile com o tema "Brasil: Atualidades e Desafios". O desfile saiu de frente o posto de saúde Luzenilda Gomes de Morais passando pelas Avenida Domingos Prudêncio, rua Cecília Coelho, Praça São Pedro, encerrando em frente a Prefeitura Municipal, onde estava montado um palco de onde foi narrado todo o desfile pelos professores Lenildo Martins e PJ. Quando as porta bandeiras juntamente com a primeira ala chegou em frente o palco o desfile deu uma parada e o Hino Nacional foi cantado pelo Pastor Otoniel Assunção.
A primeira ala foi formada pelos alunos da Escola Pedro Coelho que representou a História do Brasil, seguida pelas escolas municipais, que chamaram a atenção do público presente para temas atuais, como a prática de esportes, violência contra a mulher, a defesa das crianças e dos idosos, o Bullying na escola, acidentes no trânsito, drogas e cultura. O desfile fechou com a ala da Escola Cecília Coelho que representou a cultura do Piauí.
Esteve presente o Prefeito Zé Resende, o vice-prefeito Prof. Dominguinhos, o Advogado Dr. Kelson Feitosa, o cronista social Macedo Carvalho.
Ao final o comentário era um só: "Foi o maior desfile de todos os tempos, lindo de se ver".
Por: Lenildo Martins
Veja o Desfile completo pela lente de Erinaldo Araújo.
Fotos: Erinaldo Araújo