Bom Jesus/PI

EDUCAÇÃO: Bom Jesus é destaque nacional na OBMEP.


Atualizado em

Na tarde desta sexta-feira (03), os alunos da rede Pública de Bom Jesus que se destacam na OBMEP 2015 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), foram homenageados no auditório da Secretaria Municipal de Educação do município.

Compondo a mesa que deu início ao evento, estava o Exmo Prefeito de Bom Jesus, Marcos Antônio Parente Elvas Coelho; a Exma Secretária Municipal de Educação, Profª Maria Sidinei Lins Magalhães; o Procurador Geral do Municípo, Dr. Vicente Orlando; o Ilmo Coordenador da OBMEP no Piauí, Prof. Dr. Egnilson Miranda de Moura; a Secretária da OBMEP no Piauí, Mestranda Raquel; a Ilma Coordenadora de Matemática do 6º ao 9º ano das Escolas Públicas Municipais, Profª Kátia Silene e os professores de matemática Maria Creuzimar, Edilson Martins dos Santos, Bemerval Rodrigues dos Santos e Flavio.

A OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da matemática entre os alunos e professores de todo o país. Segundo o Prof. Dr. Egnilson Miranda de Moura, 20 milhões de alunos da rede pública são atingidos em média por ano em todo o país. Destes, 45 mil recebem Menções Honrosas e os 6 mil melhores ganham medalhas.

Bom Jesus obteve resultados expressivos na edição de 2015: 6 alunos ganharam Menções Honrosas e um aluno conseguiu uma medalha de bronze. Nem precisa ser um gênio da matemática para saber que ficar entre os 6 mil melhores do Brasil em uma prova feita por 20 milhões é um feito gigantesco, tanto para o aluno como para o município. Para se ter uma ideia, o número de medalhistas é de aproximadamente 0,03% do total que fazem a prova.

Este feito foi conseguido por Guilherme Pereira da Silva, estudante da Escola Municipal Joaquim Rosal Sobrinho. Ele recebeu das mãos do prefeito Marcos Elvas um Notebook, que o presenteou como forma de incentivo para continuar focado nos estudos. Os demais alunos homenageados foram: Francielly Alves Lima, aluna da Escola Municipal Centro Comunitário São José; Denilson Câmara Lima e Marcos Davi Clementino, alunos do CTBJ (Colégio Técnico de Bom Jesus) e Aluísio Neres Barbosa, aluno do CEMTI (Centro de Ensino Médio em Tempo Integral), que ganharam um Tablet cada.

“Não tenho palavras para descrever este momento ímpar. Eu como professora de matemática, que sempre lutamos para chegar aonde chegamos hoje. Vocês não sabem o quão grande é a guerra pra fazer com que os alunos gostem da matemática, nós há usamos todo instante. É muito prazeroso trabalhar com a matemática, mas sei que a rejeição é muito grande, pois os alunos já a colocaram como um bicho papão. Fiquei arrepiada quando o Prof. Egnilson recebeu a medalha de bronze das mãos da Presidente da República. Bom Jesus está sendo privilegiado, vocês não sabe o quanto”, disse Maria Sidinei, Secretária de Educação de Bom Jesus.

O Dr. Egnilson Miranda de Moura, que dá aulas de Matemática no Colégio Técnico de Bom Jesus e é Coordenador da OBMEP no Piauí falou sobre o feito dos alunos e destacou a importância de sua divulgação.

“Temos tido nos últimos anos uma média de aproximadamente 20 milhões de alunos da rede pública participando da Olimpíada, e ter aqui em Bom Jesus alunos que ficaram entre os 51 mil melhores do país é um grande feito e precisa ser divulgado, mostra que a educação de Bom Jesus está no caminho certo. Temos aqui no Piauí a cidade de Cocal dos Alves, que tem um dos piores IDH’s do país e todos os anos alcança resultados expressivos. Bom Jesus ainda vai chegar lá. Faço aqui um agradecimento ao prefeito Marcos Elvas que atendeu ao pedido da Secretária Sidinei e resolveu brindar os alunos. A 12ª edição será realizada na próxima terça-feira (07) e tenho certeza que Bom Jesus irá alcançar resultados melhores”, disse.

“Quando tocou aqui o hino de Bom Jesus eu me arrepiei olhando para cada um de vocês e pensando ‘gente, aonde nós chegamos!’. Quando abrimos qualquer portal de notícias só vemos coisas ruins, mas têm coisas boas acontecendo no Brasil, coisas fantásticas. A Profª. Sidinei falou aqui da importância da matemática. Sou engenheiro civil, e quando vimos este prédio que aqui estamos é matemática pura. Sem matemática não era possível o engenheiro fazer essa Catedral, ela está presente em tudo. É muito importante nós estarmos fazendo isso, está acontecendo um caldo de cultura na educação de Bom Jesus e quem está fazendo isso, me perdoe todos os outros, é o professor de matemática. Vocês (Os alunos premiados) estão longe de saber o que vocês são. Vocês são ‘os caras!’. Parabéns mais uma vez aos professores de matemática”, destacou o prefeito Marcos Elvas.

Como destacou o Prof. Egnilson, a 12º edição da OBMEP acontecerá nesta terça-feira, e todos estão na torcida para que resultados como estes se repitam. 

NOTÍCIAS PIAUÍ