A manhã de quarta-feira (26), em Buriti dos Lopes, foi para marcar a passagem do Dia Internacional de Enfretamento às Drogas. A Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social realizaram uma caminhada pelas ruas cidade para alertar a população para o perigo que é as drogas. A concentração dos participantes aconteceu na Praça Antonio Romão, no Centro.
Estudantes, vereadores, advogados, secretários municipais, médicos, padre, enfermeiros, grupos de apoio e infelizmente uma pequena parte da sociedade se reuniram e prestigiaram a ação que teve o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e a luta contra as drogas, um dos principais problemas enfrentados pela sociedade no mundo.
Durante o evento alguns discursos foram feitos, destaque para o do psiquiatra Dr. Abreu que se disse triste pela presença de poucas pessoas da sociedade. ?Buriti tem vergonha de enfrentar o problema. Estão cruzando os braços e depois querem cobrar. É preciso um engajamento da sociedade nesta luta. Hoje, Buriti dos Lopes, dá uma demonstração de que está de joelho perante os traficantes?, desabafou o médico.
A promotora de Justiça Dra. Francineide Silva também se mostrou triste com a ausência da população na caminhada. ?Se não tivesse os alunos, ninguém teria vindo para a caminhada. A sociedade fugiu e até parece que está tudo bem. O que está faltando é a participação da sociedade para o enfrentamento do problema que é sério?, falou a promotora.
Já o padre Marcelino falou da valorização da família. ?Se nós dermos valor à família, nós mudaremos muita coisa. A violência está dentro de nossas casas e por isso precisamos de união. É na família que conseguimos uma sociedade justa, fraterna e igualitária. Lamentamos o número pequeno de participantes, mas isso é coisa cultural da sociedade buritiense, infelizmente?, disse o padre.
Já um ex-usuário de álcool que realiza tratamento no CAPS e não prova bebida alcoólica há mais de ano valorizou o trabalho dos profissionais. ?Graças aos profissionais do CAPS, consegui largar o álcool. Foi no CAPS que eu renasci. O CAPS me tirou do fundo do poço?, disse emocionado um homem identificado como Bernardo.
O evento que teve uma participação de todos os funcionários do CAPS foi realizado na cidade porque a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas.