Os festejos de Santo Antônio encerram as festividades do padroeiro de Campo Maior, nessa quarta-feira, 13 de junho, com missa solene e profissão de encerramento. A celebração religiosa começa ao meio-dia e logo mais às 12 horas e 30 minutos os fieis seguem a imagem pelas principais ruas da cidade. A programação começou às 8 horas com a realização da missa de Santo Antônio.
A Paróquia de Santo Antônio fará a prestação de contas do festejo, fazendo um relatório financeiro dos leilões e colaborações ao padroeiro. ?Desde já agradecemos a todos que, de alguma forma, colaboraram com o sucesso das nossas festividades?, declarou monsenhor Paulo Mateus, vigário da Paróquia de Santo Antônio.
O monsenhor aproveitou para fazer um breve relato histórico da devoção de Santo Antônio pelos campomaiorenses. Ele comentou que essa relação começou ainda no século XVII, quando chegaram os primeiros missionários. A pequena imagem aparecida no tronco de juremeira, à beira do riacho, foi logo tida como milagrosa e venerada.
Conta a lenda que a imagem era levada para as residências e fazendas dos devotos, mas de forma misteriosamente sempre voltava para o local onde apareceu a primeira vez, o que foi interpretado como se fosse ali o lugar escolhido pelo santo para que fosse erguida sua Igreja. E assim foi feito. Lá se construiu uma humilde capela de Santo Antônio do Surubim. (Hoje catedral de Santo Antônio).