O governador Wilson Martins reuniu-se, na manhã desta terça-feira (5), com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi), antiga ESCOLA TÉCNICA FEDERAL, Francisco Santana, para tratar sobre a expansão da Instituição. O Ifpi pleiteia a autorização da construção de no mínimo 10 novos Campi dentro do programa Expansão 3, que será anunciado em abril pela presidente Dilma Rousseff.
?O secretário nacional (de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Moreira) nos garantiu a liberação de dez novos Campi, mas nós queremos mais e por isso viemos pedir o apoio do governador para que ele possa trabalhar conosco junto ao Ministério da Educação?, explicou o reitor do Ifpi.
A ideia inicial é de que sejam contemplados os municípios de Campo Maior, Valença, Pio IX, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Barras, Esperantina, Guadalupe, Bom Jesus e Cocal. ?Além disso, temos pretensão de ampliar essa oferta também para cidades como Palmeirais, Alto Longá e José de Freitas?, relatou Francisco Santana. Segundo o reitor, todos os municípios com mais de 50 mil habitantes do Piauí já possuem Ifpi. ?Por isso, estamos buscando beneficiar também municípios polo, onde a região circunvizinha soma mais de 50 mil habitantes?, acrescentou.
Atualmente, o Ifpi possui 11 Campi em funcionamento no Piauí e outros três em fase de licitação (Oeiras, Pedro II e São João do Piauí). ?O Ifpi hoje é referência de qualidade no país. Temos nota cinco no Enade em vários cursos na capital e no interior. Além disso, há estados que ainda estão na fase Expansão 1?, comentou Francisco Santana.
O governador Wilson Martins destacou a importância do investimento em educação profissional e tecnológica no Piauí, especialmente por seu caráter descentralizado e formador de mão de obra de qualidade. Wilson Martins garantiu que irá dar todo o apoio necessário ao pleito do Ifpi junto ao MEC